Segundo o Sine em Uberaba, após o início da segunda quinzena de novembro, tanto a oferta quanto a procura por empregos temporários aumentaram significativamente. Uma pesquisa feita pela Associação das Empresas de Trabalho Temporário
(Asserttem) apresentou novo perfil do trabalhador temporário. São os profissionais com diploma de nível superior.
De acordo com informações da Asserttem, até o Natal deste ano estão previstas 139 mil vagas com período de contrato definido no Brasil. Isso representa um aumento de 11% em relação ao ano passado.
E, de acordo com a pesquisa, o profissional com diploma de nível superior, ou que ocupa cargo de gestor, será responsável por 5% das vagas disponíveis.
Em Uberaba, Luís Fernando Alves, gerente do Sine, ressalta que o profissional graduado tem procurado emprego fora de suas características. “De modo geral, isso acontece e há até certo receio por parte do empregador em contratar uma pessoa formada em uma universidade para um cargo de Ensino Médio, por exemplo. E isso acontece tanto no emprego temporário
quanto no definitivo”, pontua.
Luís Fernando acredita que o problema está no receio de o funcionário encontrar algo dentro da área e largar o emprego. “Então, a gente quer ajudar, mas fica um pouco assustado quando chega um currículo graduado para vagas de Ensino Médio”, conclui o gerente.