A notícia surge após Augusto ter notado uma significativa piora no quadro cognitivo do pai
Milton Nascimento foi diagnosticado com demência, revela filho do compositor (Foto/Instagram/Divulgação)
Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com Demência por Corpos de Lewy (DCL), conforme revelado nesta quinta-feira (2) por seu filho e empresário, Augusto Nascimento, de 32 anos. A notícia surge após Augusto ter notado uma significativa piora no quadro cognitivo do pai.
Diante dos primeiros sintomas, e com o intuito de proporcionar uma experiência memorável e talvez terapêutica, Augusto decidiu embarcar em uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos com Milton em maio deste ano. "Quando vi que meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos", relembrou Augusto em entrevista à Revista Piauí.
Pai e filho percorreram cerca de 4 mil quilômetros em 16 dias, explorando estados como Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana. Durante a jornada, Augusto esteve ao volante, enquanto Milton, em seu tradicional papel de "copiloto", selecionava a trilha sonora da viagem, que incluiu uma maratona de álbuns de Os Beatles. "Meu pai sempre viajou do meu lado, como copiloto", comentou Augusto.
Após o retorno ao Brasil, Milton foi submetido a exames que confirmaram o diagnóstico de Demência por Corpos de Lewy. A DCL é o terceiro tipo mais comum de demência, caracterizada pela degeneração e morte de células nervosas cerebrais.
Este não é o primeiro diagnóstico de Milton Nascimento a ser divulgado neste ano. Em março, Augusto já havia revelado ao "Jornal Nacional" que o pai também foi diagnosticado com Parkinson há dois anos, uma doença degenerativa que impõe suas próprias limitações ao artista.
Fonte: O Tempo