ENERGIA

Minas Gerais e outros estados registram apagão durante a madrugada

Falha do Sistema Interligado Nacional (SIN) pode ter motivado o apagão a nível nacional

Lucas Gomes/O Tempo
Publicado em 13/10/2025 às 19:56Atualizado em 14/10/2025 às 07:50
Compartilhar

Um apagão foi registrado em vários estados brasileiros no começo da madrugada desta terça-feira (14/10). Minas Gerais também foi afetada, assim como Belo Horizonte e a Região Metropolitana. 

As causas do apagão ainda não foram oficialmente informadas. Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), contudo, mostram uma queda bruta na geração de energia entre 0h04 e 0h34, passando de 80 mil MW para 68 mil MW. 

Relatos nas redes sociais mostram que moradores das regiões da Pampulha, Norte, Nordeste e Centro-Sul foram afetados em Belo Horizonte. Além de Minas Gerais, o serviço de energia foi afetado em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá e Pernambuco. 

Segundo a Cemig, às 0h32 desta terça-feira ocorreu, em sua área de concessão, a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), do Sistema Interligado Nacional (SIN), que afetou o fornecimento de energia elétrica em diversos municípios, em todas as regiões do estado. "O restabelecimento de 99% dos clientes ocorreu até à 1h30, após autorização do ONS. Às 6h12, todos os clientes afetados pelo evento foram restabelecidos. As causas da ocorrência, que afetou diversas partes do país, serão apuradas pelo ONS. A companhia esclarece que a prioridade da empresa, em eventos dessa natureza, é o restabelecimento no menor tempo possível para todos os clientes", disse a companhia.

O ERAC citado pela Cemig é um sistema de proteção que desliga automaticamente e de forma escalonada blocos de consumo para evitar o colapso do Sistema Elétrico de Potência (SEP). Atuando com relés de subfrequência, o ERAC reage a perdas de geração ou interligações, reduzindo o consumo para restabelecer o equilíbrio entre geração e demanda e manter a frequência da rede dentro dos limites aceitáveis. 

No Rio de Janeiro, a Light, empresa responsável pela distribuição de energia, informou que o apagão ocorreu por uma falha do SIN e que afetou 450 mil clientes no estado fluminense. 

A reportagem procurou o ONS e aguarda retorno.

O que é o Sistema Interligado Nacional (SIN)?

Segundo o ONS, o sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil é um sistema hidro-termo-eólico de grande porte, com predominância de usinas hidrelétricas e com múltiplos proprietários. O Sistema Interligado Nacional é constituído por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte.
  
A interconexão dos sistemas elétricos, por meio da malha de transmissão, propicia a transferência de energia entre subsistemas, permite a obtenção de ganhos sinérgicos e explora a diversidade entre os regimes hidrológicos das bacias. A integração dos recursos de geração e transmissão permite o atendimento ao mercado com segurança e economicidade.
  
A capacidade instalada de geração do SIN é composta, principalmente, por usinas hidrelétricas distribuídas em 16 bacias hidrográficas nas diferentes regiões do país. Nos últimos anos, a instalação de usinas eólicas, principalmente nas regiões Nordeste e Sul, apresentou grande crescimento, aumentando a importância dessa geração para o atendimento do mercado. As usinas térmicas, em geral localizadas nas proximidades dos principais centros de carga, desempenham papel estratégico relevante, pois contribuem para a segurança do SIN. Essas usinas são despachadas em função das condições hidrológicas vigentes, permitindo a gestão dos estoques de água armazenada nos reservatórios das usinas hidrelétricas, para assegurar o atendimento futuro. Os sistemas de transmissão integram as diferentes fontes de produção de energia e possibilitam o suprimento do mercado consumidor.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por