Ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, afirmou ontem que a tendência do programa Bolsa Família é de aumentar o benefício
A ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, afirmou ontem que a tendência do programa Bolsa Família é de aumentar o benefício pago a famílias que têm crianças na escola. A pasta divulgou um levantamento mostrando que crianças beneficiárias do programa têm melhores condições de saúde e educação.
O levantamento divulgado pelo ministério teve um custo de R$ 3,8 milhões e foi feito pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares. Foram monitoradas cerca de 11 mil famílias em 2009 e comparados resultados obtidos em 2005. Fizeram parte da análise famílias beneficiárias do programa e outras que não estão inseridas. O resultado mostrou melhores índices nas áreas de saúde e educação entre as beneficiárias.
A ministra admitiu que o estudo ainda não está completo, faltando a análise de temas como a colocação dos beneficiários do programa no mercado de trabalho e os gastos das famílias incluídas. Estes dados ainda não têm data marcada para a divulgação.
Apesar de a divulgação dos dados parciais acontecer a menos de dois meses da eleição presidencial, a ministra negou que houve a intenção eleitoral na divulgação do estudo neste momento. Mesmo negando a intenção eleitoral, a ministra defendeu que o programa deve ser mantido pelo próximo presidente.