Ao todo, serão oferecidas 15 bolsas integrais (Foto/Divulgação)
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) anunciou o lançamento do Projeto Tenório, iniciativa que busca promover a equidade racial na instituição. O projeto oferecerá 15 bolsas integrais em curso preparatório para a carreira de Promotor de Justiça, além de auxílio financeiro e suporte psicológico aos participantes. O lançamento acontecerá no próximo dia 26 de novembro, às 13h30, no Salão Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte.
A iniciativa faz parte do programa antirracista Sobre Tons, em parceria com a Educafro Minas e a Fundação Escola Superior do MPMG (FESMPMG). O nome do projeto homenageia Jorge Gonçalves Tenório, um dos poucos promotores negros da história do órgão, falecido em 1997.
Dados do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) mostram que 81,9% dos membros do MP brasileiro são pessoas brancas, enquanto negros representam apenas 15,8% dos membros e 40,3% dos estagiários. O coordenador da Ccrad, Allender Barreto, reforçou que o projeto é “uma iniciativa pioneira” para ampliar a representatividade racial na instituição.
Com duração de 12 meses, o Projeto Tenório inclui bolsas de estudo, apoio financeiro e assistência psicológica, buscando atrair e capacitar pessoas negras para ingressarem na carreira jurídica. A palestra de abertura será ministrada pela atriz e escritora Elisa Lucinda, com o tema “O antirracismo de cada dia”.