Há algumas semanas vêm sendo divulgada em toda a mídia a mudança de algumas Varas do Fórum Melo Viana, para salas alugadas no edifício da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM). A data até chegou a ser anunciada pela diretora do Foro da Comarca de Uberaba, Régia Ferreira de Lima, que seria no dia 24 de janeiro.
A necessidade da mudança salta aos olhos de quem transita pelo Fórum. A deterioração do imóvel, as grandes quantidades de goteiras que atrapalham as audiências nas salas dos magistrados, e a tudo isso, soma-se ainda a falta de espeto para armazenamento de processos. Porém, até o momento tudo fica como está.
Segundo a diretora do Foro, a mudança não foi feita na data divulgada, devido ao fato do local escolhido para abrigar as Varas não estar preparado para receber os magistrados. Falta a instalação de portas, elevadores, refazerem a parte elétrica para que possa receber o cabeamento adequado, além, de laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, dentre outros.
De acordo com Régia, funcionários contratados para fazer as mudanças necessárias trabalham no local para que a migração das Varas ocorra o mais rápido possível. Só que desta vez, a magistrada não quis definir uma data para a mudança.
Junto com os juízes, dez promotores também mudarão para o prédio da FCETM. O secretário das Promotorias de Uberaba, o promotor Carlos Valera explica que para se concretizar a mudança dos membros do Ministério Público é necessário que ambos migrem juntos. “Nós só estamos esperando o sinal verde por parte da diretora do Foro. Já temos as salas alugadas e o dinheiro para efetuar o pagamento do aluguel que se encontra disponível”, lembra.
Quanto à criação de novas Varas na Comarca, a diretora finaliza dizendo que para se concretizar esse sonho é necessário primeiro, espaço físico e a autorização do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), designando juízes e serventuários afim de ocupar essas Varas.