O novo Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas que entrou em vigor na última sexta, fizeram as vendas de adaptadores subirem até 80%
As vendas de adaptadores e do novo modelo de plugue aumentaram significativamente, depois que o novo Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas entrou em vigor na última sexta-feira. Agora só se pode vender plugues de dois tipos: com dois ou três pinos redondos. Em Uberaba os comerciantes sentem os reflexos.
A gerente Keila Borges, afirma que a venda de adaptadores aumentaram 80% desde que a medida foi anunciada no ano passado, e tendência é que continue em alta. “O pessoal anda buscando mais adaptador que a nova tomada em si. Porque a maioria das pessoas ainda tem as tomadas e os aparelhos antigos, e elas não querem trocar o plugue porque é pior, então buscam os adaptadores. É uma das coisas que mais vende”.
Desde o ano passado os aparelhos eletrônicos estão sendo vendidos dentro do novo padrão. A partir de então, os plugues antigos foram deixando de ser fabricados, mas ainda eram comercializados porque havia estoque. Mesmo com as adaptações ao longo do tempo, a gerente afirma que o outro produto bastante procurado até hoje é a régua antiga. “A régua era muito vendida e ainda se procura, porque a pessoa prefere colocar o adaptador na tomada e ligar os aparelhos antigos na régua”.
Já o proprietário de uma casa de materiais para construção, Rildo Antônio de Paulo, além de elevação nas vendas, também registrou aumento das queixas, pois muitos clientes ficam indignados com a série de adaptações que precisam fazer. “A reclamação é muita porque o aparelho já vem com o pino novo, e as tomadas ainda não são. Quem compra eletrodoméstico novo não consegue colocá-lo na tomada”, encerra.