Novo programa de declaração de Imposto de Renda vai conter ferramentas que vão facilitar a vida dos investidores na hora de acertar as contas com o Leão. Mas, por enquanto, vale lembrar que a declaração para quem trabalha com investimentos ainda é complexa e requer maior quantidade de cálculos.
Como o programa está previsto apenas para agosto, depois do prazo final para a declaração, a ferramenta vai apurar o ganho e calcular o imposto devido em cada segmento, ações, opções, futuros e outros. Depois de preencher os dados, será possível importar os resultados para a declaração do Imposto de Renda.
Sizenando Ferreira de Oliveira, delegado-adjunto da Receita na cidade, observa que a ressalva de ficar atento a cada detalhe na declaração deste ano não é apenas para aqueles que trabalham com investimentos. “Todos têm que ficar atentos, pois um erro pode reter a declaração na malha fina, o que vai gerar encargos e outros problemas”, completa.
De acordo com as regras para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física 2011 (ano-base 2010), entre os contribuintes obrigados a declarar estão aqueles que, ao longo de 2010, tenham realizado negócios em bolsa de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.
Segundo especialistas, se o contribuinte não se enquadra em nenhuma das categorias de obrigatoriedade de entrega do imposto, não é necessária a entrega da declaração. Como investidor, é importante analisar, no entanto, se a soma de seu patrimônio, incluindo as aplicações, não atinge o limite de R$ 300 mil, que o coloca entre os obrigados a entregar o documento.