Há 51 anos o jornalismo do Jornal da Manhã mantém o compromisso com a informação de qualidade, relevância e excelência. E isso é fundamental para dar visibilidade a questões sociais, causas humanitárias e problemáticas urbanas de Uberaba. O JM ajuda a criar consciência coletiva sobre temas como desigualdade, educação precária, saúde pública, meio ambiente e direitos humanos, além de servir como braço esticado para a resolução de problemas da comunidade.
Por inúmeras vezes, as reportagens do Jornal da Manhã se tornaram verdadeiros retratos escritos de reclamações e denúncias dos uberabenses. Pautado sempre na veracidade dos fatos, o JM nunca se eximiu da responsabilidade de buscar respostas às perguntas da comunidade e contribuir, acima de tudo, como a voz ativa daqueles que não conseguem esclarecimentos.
Exemplo recente, de abril deste ano, alunos da zona rural enfrentaram desafios para frequentarem as salas de aula na Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia. Dois jovens, de 15 e 16 anos, estavam matriculados na escola, mas, sem transporte escolar adequado, eles esperavam por uma van que não aparecia. Essa foi a realidade deles por três meses, buscando ajuda em diversas fontes, sobretudo nos governos municipal e estadual. Até que a tutora deles acionou o JM.
Lugar de criança e adolescente é na escola e, após a intervenção do JM junto à Superintendência Regional de Ensino (SRE) e à Secretaria Municipal de Educação (Semed), enfim, os alunos iniciaram o ano letivo. Em abril!
No mesmo mês, o JM recebeu uma denúncia de possível descarte irregular de entulhos em uma Área de Preservação Permanente (APP) no bairro Santa Maria. Imagens mostravam uma máquina de obras empurrando o resto de materiais de construção para dentro do antigo Córrego da Manteiga. Dias depois da veiculação da notícia, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu uma investigação para apurar as denúncias. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) foi notificada sobre as irregularidades e tomou medidas administrativas para a remoção dos resíduos pelos responsáveis. Sempre diligente, o MPMG ainda exigiu informações sobre a regularidade da obra e acionou o apoio da Polícia Militar para fiscalização. Resultado de mais uma ação da reportagem.
Momento flagrado por leitor do descarte de entulho na área do Córrego da Manteiga (Foto/Reprodução)
Outra situação que chegou à redação do JM foi a de alunos da primeira turma do Curso Técnico em Enfermagem de uma escola técnica em Uberaba, que denunciaram dificuldades para obterem o diploma e a carteira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Sem resposta por parte da instituição, os 78 alunos aguardavam a graduação há quatro anos, o dobro do tempo de duração do próprio curso técnico, cuja conclusão era esperada em dezembro de 2021. Procurado pelo JM, o Centro de Ensino Grau Técnico Uberaba iniciou a entrega de declarações e histórico dos alunos de Enfermagem e se defendeu das acusações, alegando que a pandemia de Covid-19 impactou o credenciamento de instituições perante a Secretaria de Educação, devido às restrições de atendimento e prazos dilatados.
E os banheiros no Parque das Acácias? Pichações, depredações e forte odor eram empecilhos alarmantes para se frequentar um dos espaços públicos mais bonitos de Uberaba. O Piscinão atrai pessoas diariamente, mas era impossível não notar o descuido com o equipamento público: vandalizado, com mato alto... um retrato triste. Mas a Rádio JM marcou em cima até que a reforma no local foi anunciada pela Fundação Municipal de Esporte e Lazer. Paredes foram limpas e as louças sanitárias repostas, ainda com a promessa de vigilância para o local não voltar a ser alvo da ação criminosa.
Depredação no Parque das Acácias (Foto/JC Duran)
Depredação no Parque das Acácias (Foto/JC Duran)
Depredação no Parque das Acácias (Foto/JC Duran)
Depredação no Parque das Acácias (Foto/JC Duran)
Situação alvo de denúncia no Parque das Acácias (Foto/Jairo Chagas)
Fiação furtada na pista de skate do Piscinão (Foto/Reprodução)
Como esses, vários são os exemplos da força do jornalismo sério, responsável e comprometido com a veracidade dos fatos do Jornal da Manhã. Há mais de cinco décadas, a população procura e encontra respostas aos problemas cotidianos nas páginas do jornal impresso e do JM Online, além de ter a voz ecoada na programação diária da Rádio JM. É o jornalismo profissional, sempre a serviço da população de Uberaba.