Direção da Ordem dos Advogados do Brasil em Uberaba divulgou ontem manifesto motivado pela troca no comando do 4º Batalhão da Polícia Militar
Direção da Ordem dos Advogados do Brasil em Uberaba divulgou ontem manifesto motivado pela troca no comando do 4º Batalhão da Polícia Militar. O texto respaldado por decisão tirada na última reunião da diretoria e conselheiros daquela entidade parabeniza a administração do tenente-coronel Sidney Miguel de Almeida Araújo e questiona a substituição do oficial.
Após explicar que a entidade estará sempre em vigília quanto aos acontecimentos na cidade de Uberaba, a nota externa surpresa com a transferência do oficial, que estaria no cargo de comandante há apenas um ano e oito meses. “A surpresa maior resulta do excelente trabalho que o oficial vinha desenvolvendo na cidade”, acrescenta, lembrando que dados estatísticos vinham demonstrando redução na criminalidade.
Mais adiante, a 14ª Subseção da OAB diz que “respeita as decisões que são tomadas dentro de uma instituição centenária e importante, mas lamenta que um profissional que tanto poderia continuar contribuindo para a grandeza de nossa cidade esteja sendo transferido para outra comunidade”. Também diz ser compromisso institucional da OAB a defesa da sociedade, e que exige de todos, especialmente das autoridades constituídas, respeito aos direitos e garantias fundamentais da mesma, incluindo-se evidentemente a questão crítica da segurança pública.
Ao final, o texto assinado pela “Diretoria e Conselheiros da 14ª Subseção da OAB de Uberaba” faz menção ao comandante Sidney Araújo, citado como oficial vitorioso, inclusive elogiado pelo governador Aécio Neves, bem como externa votos de grandes realizações ao oficial que assumirá como comandante de batalhão em Uberlândia e, também, ao tenente-coronel João Lunardi, que hoje assumirá como comandante do 4º BPM. Há também manifestação de desejo para que OAB e PM trabalhem juntas na defesa da sociedade, “dentro de princípios de transparência e em torno do bem coletivo”.
No início da noite de ontem, a reportagem tentou ouvir o comando regional da PM em Uberaba, acionando a assessoria de imprensa do coronel Flávio Aquino. Entretanto, o jornalista Sérgio Teixeira disse que somente hoje deve haver manifestação sobre a nota da OAB.