Óticas em Uberaba estão investindo em tecnologia para garantir a qualidade das lentes oferecidas aos clientes. Para isso, além de investimentos em equipamentos, os empresários do segmento também buscam qualificação dos funcionários. No cenário atual, o antigo vendedor de óculos foi substituído pelo consultor óptico e a análise da simetria do rosto do consumidor passou a ser feita de maneira digital. Além da variedade de modelos, hoje as óticas em Uberaba estão preparadas para atender todos os públicos, das classes A, B, C e D. O mercado de lentes fornece uma gama extensa de preços, podendo variar de R$ 10 até R$ 7 mil. Tais avanços no segmento não agregaram aumento de preço ao produto. No entanto, o custo total dos óculos depende do gosto de cada cliente. Segundo o empresário e técnico óptico, Eduardo Santos, além de estética, o consumidor tem que ficar atento à qualidade do produto e à certeza de que o receitado pelo médico é realmente o que vai ser comprado. Visando esta segurança do cliente, o empresário de Uberaba tem investido em equipamentos de última geração. Eduardo explica que o Visioffice é um equipamento que proporciona conforto e segurança ao usuário durante o processo de escolha das lentes, armações e tomada de medidas.
Dinoel Domiciano, proprietário de ótica, ressalta que além de poder visualizar o modelo de armação que mais combina com o formato do seu rosto, o cliente pode optar por tecnologias adicionais, como as fotossensíveis e não refletivas. No entanto, a tecnologia não substituiu a receita feita pelo oftalmologista, ela apenas garante que as lentes serão personalizadas. Uma vez que os óculos não são apenas acessórios, é necessário que tenham estética e qualidade, pois se trata da saúde ocular do consumidor.
O empresário Claudio Pantaleão destaca que depois de adquirir a Visioffice, também está investindo na qualificação dos seus funcionários, pois além de conhecer a tecnologia, o atendente precisa estar sempre atento à necessidade do consumidor. “Estamos treinando nossa equipe, mas isso leva tempo, são vários os detalhes”, conclui.