Os mineiros proprietários de veículos devem ficar atentos ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
Os mineiros proprietários de veículos devem ficar atentos ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que terá início na segunda-feira, 17, e vai até o dia 28 de janeiro, de acordo com o número final da placa. Quem optar pelo pagamento integral à vista terá desconto de 3%. Caso não opte pelo pagamento à vista, o contribuinte poderá parcelar o imposto em até três vezes (janeiro, fevereiro e março). O valor mínimo para pagamento do IPVA em parcelas iguais e consecutivas é de R$ 90,00.
O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) e subsecretário da Receita Estadual, Pedro Meneguetti, informa que o valor do IPVA de 2011 está, em média, 7% menor do que o valor pago em 2010 pela maioria dos contribuintes mineiros.
O imposto já pode ser pago nas agências dos bancos credenciados - Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, HSBC, Itaú e Mercantil do Brasil. O pagamento poderá ser efetuado nos guichês de caixa, terminais de autoatendimento e internet. É necessário que o contribuinte tenha em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Para facilitar o atendimento aos contribuintes, a SEF disponibiliza no site www.fazenda.mg.gov.br a opção de consulta de valores do imposto por Renavam ou marca/modelo e a emissão da guia do IPVA e da Taxa de Licenciamento, que também já pode ser paga nos bancos credenciados. Informações também podem ser obtidas por meio do telefone 155.
A multa por pagamento fora do prazo é de 0,3% ao dia até o 30º dia; a partir do 31º dia, a multa será de 20%. A partir do mês subsequente ao do vencimento, existe a incidência de juros de acordo com a taxa Selic.