MUDANÇA DE PLANOS

Papa Leão XIV estava com passagens compradas para o Brasil: saiba o que ele iria fazer no país

Prevost já esteve no Brasil em duas ocasiões, quando visitou Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG)

Publicado em 09/05/2025 às 08:26Atualizado em 09/05/2025 às 08:31
Compartilhar
Robert Francis Prevost, de 69 anos, eleito papa Leão XIV (Foto/Divulgação)

Robert Francis Prevost, de 69 anos, eleito papa Leão XIV (Foto/Divulgação)

O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, eleito papa Leão XIV nesta quinta-feira (8), tinha viagem marcada para o Brasil, onde seria o pregador do retiro da Assembleia-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), programada para ocorrer de 30 de abril a 9 de maio. O evento, realizado anualmente em Aparecida (SP), foi cancelado após o falecimento do papa Francisco, em 21 de abril.

Segundo dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, o convite a Prevost foi feito em fevereiro. "Gostaria de destacar que o então cardeal Prevost já havia comprado as passagens, pois estaria conosco na semana passada, na Assembleia-Geral, para conduzir o retiro dos bispos do Brasil. E, quando o convidamos, ele aceitou de imediato", afirmou.

O secretário-geral também destacou o "carinho" e o "grande amor pelo Brasil" que Leão XIV demonstra.

Prevost visitou o Brasil duas vezes, nos anos de 2012 e 2013, enquanto ocupava o cargo de padre-geral da Ordem dos Agostinianos. Na ocasião, passou por Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG).

Perfil do novo papa

Robert Francis Prevost nasceu em Chicago em 14 de setembro de 1955. Ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977 e fez seus votos perpétuos em 1981. É graduado em Matemática pela Universidade Villanova, mestre em Teologia pelo Catholic Theological Union (Chicago) e doutor em Direito Canônico pelo Colégio Pontifício de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

Considerado mais progressista na área social do que outros cardeais norte-americanos — geralmente mais conservadores e por vezes críticos de Francisco —, Prevost, no entanto, não é visto como alguém disposto a alterar a doutrina da Igreja.

Durante sua trajetória missionária, foi ao Peru nos anos 1980, onde viveu por vinte anos e se naturalizou peruano. Em 1998, voltou aos Estados Unidos para liderar a ordem agostiniana em sua cidade natal.

Em 2014, retornou ao Peru após ser nomeado por Francisco como bispo da diocese de Chiclayo, no norte do país. Tornou-se oficialmente bispo no ano seguinte e atuou entre 2018 e 2023 como vice-presidente e membro do conselho permanente da Conferência Episcopal Peruana.

Em sua primeira aparição na sacada da basílica, Leão XIV falou parte de seu discurso em espanhol. Agradeceu ao papa Francisco e citou Santo Agostinho, dizendo: "Como filho de Santo Agostinho, agostiniano, digo: ‘com vocês sou cristão; para vocês, bispo’”.

A Ordem de Santo Agostinho, uma das mais tradicionais e influentes da Igreja, foi fundada no século XIII e tem como base os valores de caridade e proximidade com os pobres.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por