GERAL

Parecer do MP é favorável à construção do Hospital Regional

Após meses de discussões sobre os possíveis riscos à saúde que a construção do Hospital Regional causaria o Ministério Público expediu laudo aprovando e liberando a construção

Publicado em 15/12/2010 às 23:35Atualizado em 20/12/2022 às 02:38
Compartilhar

Após meses de discussões sobre os possíveis riscos à saúde que a construção do Hospital Regional causaria aos seus pacientes, devido à proximidade do local com o cemitério São João Batista, o Ministério Público, através do promotor de Justiça do Meio Ambiente, Carlos Varela, expediu laudo aprovando e liberando a construção do Hospital Regional.

O parecer diz que os especialistas são unânimes em relatar que os riscos de contaminação existem, porém em cemitérios onde o sistema de drenagem pluvial é deficiente. Já o cemitério São João Batista dispõe de Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF), concedida pelo órgão ambiental do Estado.

O relatório destaca ainda o trabalho realizado pelo geólogo e sanitarista Leziro Marques Silva. De acordo com o diagnóstico elaborado pelo geólogo, o subsolo onde será construído o futuro hospital não apresenta nenhuma vulnerabilidade geológica à contaminação de qualquer bactéria proveniente do São João Batista.

O estudo revelou também que caso queiram, o lençol freático poderá ser explorado para o suprimento de água potável do hospital. Para isso, basta que se construa um poço tubular profundo, no caso de uma eventual necessidade de complementar o abastecimento municipal de água potável feito pelo Codau.

Já com relação à proximidade com posto de combustíveis, o estudo garante que o local não apresenta nenhum risco geológico à contaminação por hidrocarbonetos, em caso de eventuais vazamentos de combustíveis dos tanques existentes em seu entorno.

O estudo cita que o único impacto que a obra acarretará é na vizinhança local. Sendo assim, deve-se atentar ao fato de um equipamento de grande porte poder sobrecarregar os equipamentos urbanos de abastecimento de água, energia elétrica e esgoto sanitário, além do sistema viário, sugerindo que seja elaborado um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por