
Representação artística do HD 137010 b (Foto/NASA/JPL-Caltech/Keith Miller/Caltech/IPAC)
O Carnaval se aproxima e, com ele, ressurge nas ruas o hit “Minha Pequena Eva”. A música, interpretada por Saulo, narra uma fuga da Terra para o espaço em busca de um reinício. Esse novo começo pode estar no HD 137010 b, um novo planeta descoberto do tamanho aproximado da Terra que tem até 51% de chance de estar em uma zona habitável.
O novo planeta está a 146 anos-luz da Terra e orbita uma estrela semelhante ao Sol, mas mais fria e menos brilhante, o que o torna, na prática, mais parecido com Marte do que com o nosso planeta. Mesmo com essas condições “congelantes”, sob um frio que pode chegar a -100ºC, há possibilidade de que ele tenha água e seja habitável.
Os pesquisadores estimam que a chance de ele estar em uma região que permita a vida varia entre 40% (a perspectiva conservadora) e 51% (a otimista).
Agora, novos estudos são necessários para conhecer sua atmosfera, que é tão importante quanto a distância do planeta de sua estrela para determinar se ele pode ou não ter água líquida. Isso depende, por exemplo, da quantidade de CO2 no ar do HD 137010 b – uma alta concentração pode fazer com que a temperatura da água suba acima do ponto de congelamento.
A descoberta foi feita com o telescópio Kepler, hoje aposentado pela Nasa, e outros aparelhos precisarão ser utilizados para determinar mais características do novo planeta. Mesmo estando a menos de 150 anos-luz da Terra, o que é uma distância galáctica relativamente pequena, chegar até ele poderia levar milhares de anos.
Fonte: O Tempo.