A união de forças e a troca de informações representam a principal estratégia do Plano Mineiro de Prevenção e Atendimento a Acidentes de Trânsito Terrestre que o Governo de Minas anunciou na semana passada, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), para reduzir o índice de mortes por acidentes nas estradas do Estado. O carnaval deste ano servirá como piloto das medidas, por ser o primeiro feriado prolongado após o início das reuniões dos integrantes do Comitê Gestor de Trânsito (CGTran), que reúne representantes de cerca de 30 instituições federais, estaduais e municipais envolvidas na iniciativa pioneira.
A luta em defesa da vida e contra a violência no trânsito terá um time composto por homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Polícia Rodoviária Federal (PRF), BHTrans e da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). O poder multiplicador do grupo pode ser demonstrado em números: cerca de 800 policiais rodoviários federais serão mantidos no policiamento das rodovias durante os dias de folia, em viaturas e motocicletas, somando-se a 250 fiscais do DER/MG. O efetivo das polícias Civil e Militar mantém-se também nos pontos estratégicos, exercendo suas funções investigativas e preventivas, respectivamente.
Ações inéditas. Agentes do DER/MG serão mantidos de plantão em pontos estratégicos das rodovias, dando dicas de trechos críticos - em decorrência de acidentes, congestionamentos ou interceptação de vias - e orientando os motoristas com relação a rotas alternativas disponíveis. Os integrantes do comitê poderão contar ainda com 11 pontos de apoio cedidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e outros 22 pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), que servirão de base para os bombeiros, DER/MG e PRF na operação de prevenção contra acidentes e resgate de possíveis vítimas.
A atenção será voltada também para a segurança dos motoristas e passageiros contra a ação de assaltantes nas estradas. Viaturas ficarão localizadas em pontos onde o registro de roubos é elevado, bem como em áreas para onde é prevista a migração da ação de marginais, em decorrência de obras ou má condição da estrada.