De janeiro a agosto, o preço do imóvel pronto acumulou alta de mais de 19%. Em Uberaba, o setor também sente ...
Mesmo sem cálculos oficiais, o mercado sente os reflexos devido às facilidades de financiamento e aumento da renda
Em um ano, o preço médio do m² de imóveis aumentou 29%. Somente nos seis primeiros meses a alta foi de 19%
O preço médio do metro quadrado de imóveis em seis capitais brasileiras aumentou 29% nos últimos doze meses. É o que aponta o levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). De janeiro a agosto, o preço do imóvel pronto acumulou alta de mais de 19%. Em Uberaba, o setor também sente este aumento.
Segundo o delegado regional do Conselho de Corretores de Imóveis, Luís Fernando Batistuta, embora a cidade não apresente um instituto que faça a compilação de dados referentes ao aumento do m² dos imóveis, os profissionais deste segmento sentem a valorização do setor. “A nossa noção de mercado mostra valorização muito grande. O aumento da renda e a facilidade de financiamento estão impulsionando esta alta”, explica.
Gerente geral da Caixa Econômica Federal, Domingos Sávio ressalta, no entanto, que entre os anos de 2009 e 2010, a cidade viveu uma explosão no setor imobiliário, devido ao programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”. Para ele, este ano, Uberaba ainda está vivendo o reflexo do aquecimento do setor. “Houve uma valorização dos preços em 2010. Neste ano percebemos uma acomodação dos preços e por isso o setor está em desaceleração”, observa.
Desde o começo do ano, no Rio de Janeiro e Recife, os preços tiveram aumento superior à média nacional, enquanto São Paulo e Belo Horizonte apresentaram crescimento próximo à média brasileira.