Mesmo depois do veranico em setembro, que acabou gerando atraso na chuva no fim do ano passado, as expectativas para a safra de 2010/2011 não poderiam ser melhores.
O secretário de Agricultura em Uberaba, fala até em aumento de produção de grão na região.
Como a safra de verão é plantada no fim do mês de outubro, a produção na região não foi afetada. Segundo o secretário, José Humberto Guimarães, o levantamento ainda está sendo feito. Mas ele acredita que houve realmente um aumento na área de plantação de grãos. “A tendência é recuperar a área que foi cedida para a plantação de cana-de-açúcar. Em 2008, eram 105 mil hectares de lavoura de soja, caiu para 90 mil. Já as lavouras de milho chegavam a 60 mil hectares e foram reduzidas a 55 mil”, ressalta.
Uberaba é a 9º cidade com o maior Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário do país. A grande diferença, de acordo com o secretário, é a que o município conta com excelente ocupação da terra. São 150 mil hectares de grãos, 70 mil de lavoura de cana-de-açúcar, 220 mil hectares de pasto, 7 mil de áreas irrigadas que são dedicadas à horticultura.
“Um bom exemplo da positividade do segmento para este ano, é que no país a compra de maquinários bateu recorde em 2010. Outro fator positivo é que a plantação de grãos é de ultima geração, inclusive ecologicamente correta, o que não degrada mais a terra”, finaliza José Humberto.