MEIO-AMBIENTE

Programa de transição energética das cooperativas mineiras é destaque em painel na COP30

MinasCoop Energia une preservação ambiental e desenvolvimento social, doando parte da energia gerada para 80 instituições beneficentes

Raíssa Pedrosa/O Tempo
Publicado em 19/11/2025 às 19:46
Compartilhar

Alexandre Gatti, superintendente do Sistema Ocemg, apresenta MinasCoop Energia ao público na COP30 (Foto/Sistema Ocemg/Divulgação)

A geração de energia limpa e sustentável é um dos eixos temáticos da Agenda de Ação do Brasil na 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP30). Nesta quarta-feira (19), o painel Green Zone do evento destaca o MinasCoop Energia, programa de transição energética das cooperativas mineiras. O painel é uma área aberta ao público que faz a ponte entre o debate técnico e a sociedade.

Minas Gerais foi o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha Race to Zero — iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução das emissões de gases de efeito estufa e combate ao aquecimento global.

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o estado já é o principal produtor de energia solar centralizada do Brasil, respondendo sozinho por 39% (8 GW) da capacidade instalada do país (20,6 GW) em setembro deste ano. E as cooperativas mineiras têm contribuído para esses resultados: um quarto dessas organizações (206) já produzem sua própria energia.

O MinasCoop Energia tem capitaneado o movimento de transição energética no setor. O programa se destaca por unir a preservação ambiental ao desenvolvimento social. A iniciativa doa parte da energia gerada para 80 instituições beneficentes, entre hospitais, lares de idosos e entidades filantrópicas. 

“Em cinco anos de existência, foram 4,3 milhões de pessoas beneficiadas, mais de 1.000 postos de trabalho diretos e indiretos criados e R$ 240 mil repassados a famílias rurais pelo arrendamento de áreas improdutivas para instalação das placas fotovoltaicas”, destaca Alexandre Gatti, superintendente do Sistema Ocemg, entidade de representação das cooperativas mineiras, que está na COP30 para apresentar o MinasCoop Energia ao público. 
 
Com 139 usinas fotovoltaicas operando em 88 municípios, o programa tem uma capacidade instalada de 14,4 MWp — geração anual que, se concentrada em um único dia, atenderia quase 4 milhões de domicílios. 

Outra iniciativa mineira de transição energética do coop mineiro é o Programa de Renovação de Frota (PAV) da Coopmetro, que mostra como o cooperativismo pode alavancar a descarbonização no transporte de cargas. Em parceria com duas outras empresas do setor, a cooperativa estruturou um modelo de financiamento com taxas sociais que já permitiu renovar 52% da frota, o que se converteu em uma redução de 22% do total das emissões de gás carbônico — de 2,68 kg para 0,56 kg de CO₂ por litro de diesel.

O modelo também mostrou resultados econômicos, elevando o faturamento bruto médio dos cooperados para R$ 30 mil mensais, tornando-se uma referência replicável em mobilidade de baixo carbono.

Liderança

Referência nacional em qualidade de gestão e sustentabilidade no cooperativismo, Minas Gerais é o estado com a maior delegação cooperativista na COP30. Das 49 instituições do setor selecionadas, dez são mineiras. A delegação leva ao evento exemplos de boas práticas que abrangem temas como transição energética, agricultura de baixo carbono, práticas de mobilidade sustentável, gestão de resíduos e reflorestamento.

Na programação, estão painéis e exposições interativas sobre agricultura regenerativa, transição energética, bioeconomia e inovação social em diferentes regiões do país. Ao longo de toda a conferência, o coop também estará na Blue Zone, espaço oficial de negociação, e na AgriZone, área organizada pela Embrapa que reúne iniciativas voltadas à agricultura sustentável.

Fonte: O Tempo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por