As provas de seleção para a sexta edição do Programa de Educação Profissional (PEP), da Secretaria de Estado de Educação (SEE), vão reunir um número recorde de participantes amanhã. Cerca de 238 mil estudantes em todo o Estado se inscreveram para a seleção. Os exames serão realizados de 9h às 12h, em 102 municípios mineiros, utilizando a estrutura de 609 escolas. Nesta edição, o PEP oferece 30.752 vagas em 70 opções de cursos.
Amanhã, os estudantes farão provas de Língua Portuguesa e de Matemática, elaboradas a partir dos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) das duas disciplinas. Os candidatos devem comparecer com uma hora de antecedência aos locais de prova, munidos de comprovante de inscrição, documento oficial com foto, CPF, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. A organização orienta os candidatos a verificarem antecipadamente seus respectivos locais de prova no ambiente virtual do PEP (wrk.educacao.mg.gov.br/pep2011/geral/link1.htm).
Concorrência. Nesta edição do PEP, quatro cursos se destacam entre os mais concorridos. Os cursos de Informática, Contabilidade, Segurança no Trabalho e Manutenção de Aeronaves foram os que mais atraíram interessados. O catálogo com a lista completa de cursos oferecidos pode ser acessado no ambiente virtual do PEP (wrk.educacao.mg.gov.br/pep2011/cand/catalogo.pdf).
PEP. Criado pelo Governo de Minas em outubro de 2007, o PEP tem como objetivo oferecer gratuitamente para jovens e adultos uma educação profissionalizante de qualidade e melhores condições de ingresso no mercado de trabalho. O investimento previsto para a edição 2011 do programa é de R$ 119.937.149,26, o que supera o valor investido em 2010. Com esta sexta edição, o PEP vai ultrapassar a marca de 168 mil jovens atendidos com investimentos de R$ 439 milhões.