GERAL

Reclamações representam 5% do ranking do Procon

Publicado em 05/09/2011 às 11:27Atualizado em 19/12/2022 às 22:27
Compartilhar

Nos sete primeiros meses deste ano, o Procon de Uberaba registrou 3.967 reclamações na área financeira, sendo a primeira categoria do órgão mais acionada. Desta quantidade, 257 foram apenas de cartão de crédito, resultando em índice de aproximadamente 5%.

Segundo o coordenador do Procon, Sebastião Severino Rosa, este índice é considerado alto. Para ele, o setor não deveria apresentar reclamações devido às centrais de atendimento ao cliente. “Neste ano, registramos várias delas, de cartão de rede de supermercado. De maneira geral, este índice não deveria chegar a 1%. Para se ter noção, o setor de saúde chega até 2%, dependendo do mês e do ano. O total de quase 5% é um atendimento muito significativo”, explica.

Nesta estatística apresentada, está o servidor público, Cleber Aguiar. Ele precisava pagar o boleto do cartão, no entanto, ao mudar de endereço ele não conseguiu alterar o cadastro junto ao call center da operadora. Por isso, a fatura era paga pelo código gerado pela central de atendimento ao cliente. Durante muito tempo ele continuou a quitar a dívida por este meio. Posteriormente, o cartão foi cancelado e mesmo assim cobrada a anuidade. Uma taxa considerada indevida. Para reverter à situação, o servidor procurou os seus direitos junto ao órgão de defesa do consumidor. “Fui ao Procon e consegui receber de volta o dinheiro que paguei pela cobrança da anuidade”, ressalta.

De acordo com Sebastião Severino, grande parte das reclamações na área de cartão de crédito é originada por negociações e cobranças indevidas. Ele acrescenta que o campeão de reivindicações junto ao Procon são os empréstimos consignados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por