Levantamento nacional realizado pelo Serasa Experian mostra que, no mês de outubro, as dívidas de pessoas físicas aumentaram 1,8%, na comparação com o mês anterior. Em contrapartida, em Uberaba, o SPC mostra que o número de novos registros apresentou queda de 21,23%, de janeiro a outubro, na comparação com idêntico período de 2009.
Já o número de cancelamentos de registros, que ocorre quando os consumidores saem da lista do SPC, aumentou 1,93% nos primeiros dez meses do ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Para Fúlvio Ferreira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a boa fase da economia brasileira aliada aos ganhos do fim do ano colabora para a volta da adimplência. “Esse desempenho sinaliza que a melhora do cenário econômico vem contribuindo para a queda nas inscrições de registros junto ao SPC”, defende.
O índice do Serasa Experian ainda mostra que, no Brasil, o movimento de cheques sem fundo diminuiu 3,8%.
E o município segue a mesma tendência. Os novos registros por cheques devolvidos, no acumulado do ano, apresentaram queda de 27,09%.
Expectativa. Projeções da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que 35% do 13º salário ajudará os brasileiros a quitar dívidas, enquanto 65% do benefício será utilizado para a compra de presentes e investido na poupança. De acordo com Fúlvio Ferreira, essa informação é importante para o comércio. “É extremamente positivo agora, neste mês de novembro, pois acreditamos que expressiva parcela de uberabenses deverá usar boa parte do 13º salário para quitar dívidas”, finaliza.