Cerca de 200 representantes de diversas instituições públicas de Minas Gerais estarão reunidos, nesta quarta-feira, na Cidade Administrativa para participar do 5º Fórum Interinstitucional Ambientação (FIA).
O tema desta edição será a “Responsabilidade socioambiental nas organizações”. Além de tratar questões relacionadas à sustentabilidade e à importância do agente público, o evento vai abordar os resultados alcançados este ano pelo Programa Ambientação e destacar três organizações com o 3º Prêmio Ambientação.
O evento reunirá os responsáveis pelo programa nas 84 edificações onde atua. Os participantes poderão assistir palestras, mesas-redondas e debates com especialistas nas áreas de meio ambiente e consumo consciente, e ainda conhecer exemplos de práticas de responsabilidade socioambiental em três organizações que serão destacadas, promovendo troca de experiências.
O Programa - O Ambientação é um programa de comunicação e educação socioambiental, coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) em parceria com a oscip Ambiente Brasil Centro de Estudos. O objetivo é sensibilizar e promover a mudança de comportamento e a adoção de atitudes ecologicamente corretas no cotidiano dos funcionários públicos do Estado de Minas Gerais.
As linhas de ação do programa são o consumo consciente e a gestão de resíduos, com enfoque na redução dos desperdícios, utilização racional dos recursos e coleta seletiva.
O Ambientação está presente em 75 instituições públicas, que ocupam 84 edificações, entre elas o complexo da Cidade Administrativa de Minas Gerais, e contempla cerca de 25 mil servidores.
Em 2010, as instituições participantes do Programa Ambientação encaminharam aproximadamente 423,5 toneladas de resíduos para a reciclagem. Esse valor corresponde a 82% do total de resíduos potencialmente recicláveis gerados durante o ano.