Revendedores de agrotóxicos de Minas Gerais devem enviar até o dia 31 de janeiro deste ano o relatório de controle do produto
Revendedores de agrotóxicos de Minas Gerais devem enviar até o dia 31 de janeiro deste ano o relatório de controle do produto, referente ao segundo semestre de 2010. Para auxiliar os representantes, um sistema de controle semestral de agrotóxicos chamado Sisagro está disponibilizado na internet para facilitar a regularização, bastando acessar www.ima.mg.gov.br.
Em Uberaba, o fiscal agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Rodrigo Oliveira, explicou que há cerca de 20 lojas especializadas na venda desses produtos.
De acordo com Rodrigo, detalhar a comercialização de agrotóxicos possibilita a junção de informações sobre a quantidade de vendas, os tipos de produtos vendidos e as cidades que os adquiriram.
Atualmente, existem 929 estabelecimentos comerciais de agrotóxicos no Estado e o IMA é a instituição responsável pela fiscalização do comércio, do armazenamento e do uso de agrotóxicos para aplicação na agricultura e proteção de florestas plantadas.
Segundo o fiscal, todo estabelecimento comercial e prestador de serviço de aplicação de agrotóxico tem que obter o registro. É obrigatório. “Por serem tóxicos, esses produtos exigem cuidados específicos quando comercializados, utilizados e armazenados”, frisou. Rodrigo lembra, ainda, que a mercadoria pode ser adquirida apenas com a apresentação da receita agronômica, emitida por profissional legalmente credenciado.