A publicação está disponível na página da fundação na internet, com a divulgação de ações que contribuem para o desenvolvimento educacional, social e econômico do país
São 84 páginas, com 25 matérias, que abordam as histórias e conquistas da Capes (Foto/Reprodução/Agência Brasil)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou a terceira edição da revista Capes em Foco, que destaca os mais de 70 anos da fundação. A publicação está disponível na página da fundação na internet, com a divulgação de ações que contribuem para o desenvolvimento educacional, social e econômico do país.
São 84 páginas, com 25 matérias, que abordam as histórias e conquistas da Capes. A agência é vinculada ao Ministério da Educação e é responsável pelas políticas de pós-graduação stricto sensu brasileira dentro e fora do país e pelo apoio à formação de professores da Educação Básica.
A revista traz o histórico desde a criação da Capes, em 11 de julho de 1951. Há destaque para o início da concessão de bolsas, a criação do Portal de Periódicos (maior base para pesquisa do Brasil), o lançamento do modelo inédito de distribuição de bolsas e os Programas da Fundação, entre estratégicos e institucionais.
Também estão nas páginas da publicação a valorização dos professores da Educação Básica com o apoio da Capes, a promoção da internacionalização como forma de expansão da ciência brasileira e consequente desenvolvimento do país, e o papel da Avaliação Quadrienal para a consolidação da pós-graduação nacional. Tem espaço, ainda, para o investimento tecnológico, como em aplicativos, para assegurar o acesso de estudantes, pesquisadores e professores ao redor do mundo a todos os serviços da Capes.