Venceu ontem o prazo para pagar a segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Ontem foi o último dia para os proprietários de veículos com placas de final zero quitarem esta prestação sem multa. Ademar Barbosa de Oliveira, chefe da administração fazendária em Uberaba, informa que a previsão é fechar este período com a arrecadação de
R$ 32,5 milhões.
Ainda de acordo com ele, a expectativa da Receita Estadual é de que os pagamentos do IPVA na Regional, que conta com Uberaba e mais quatro municípios, totalizem R$ 33 milhões, após a quitação da segunda parcela. Veríssimo, Delta, Campo Florido e Água Comprida são as outras cidades deste polo.
O prazo para pagamento desta segunda parcela começou a vencer no dia 15 de fevereiro e o da primeira parcela foi de 17 a 28 de janeiro. Já a terceira parcela deste imposto poderá ser paga até o dia 31 de março.
Ademar lembra, ainda, que quem pagar fora do prazo será penalizado com a incidência de multa, calculada sobre o valor do imposto ou da parcela deste, sendo 0,3% por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o 30º dia, ou de 20%, a partir do 31º dia, mais juros de mora.
O pagamento do IPVA deve ser feito através dos bancos credenciados: Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, HSBC, Itaú e Mercantil do Brasil. Basta informar o número do Renavam contido no respectivo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). As agências bancárias estão aptas a calcular, inclusive, os acréscimos legais devidos após o vencimento.