Em Romaria, cidade que abriga o evento, população chega a dobrar nesta época do ano
O município de Romaria já se prepara para receber as caravanas e os peregrinos que invadem a cidade para celebrar a festa em honra a Nossa Senhora da Abadia. Toda infraestrutura se adéqua para atender às necessidades dos visitantes.
Segundo informações da Prefeitura de Romaria, o público da cidade praticamente dobra, o que movimenta o mercado de forma geral. As manifestações de fé começam neste dia 24 de julho, com a 16ª Romaria da Família, evento que deve reunir aproximadamente 5 mil fiéis.
A movimentação no comércio da cidade de Romaria chega a aumentar em 15%, de acordo com o encarregado do setor de tributação e cadastro, Almerindo Pereira Sobrinho.
No entanto, não é apenas o segmento econômico que sofre alterações nesta época. Visando prevenir incidentes, a prefeitura monta um esquema especial para atender os romeiros que apresentem problemas de saúde. “Como são muitas pessoas, precisamos montar toda estrutura para atender possíveis emergências”, explica Almerindo.
O padre Fabiano Roberto da Silva do Santos, da Paróquia do Santíssimo Sacramento – Adoração Perpétua –, explica que cada uma das 29 paróquias da cidade de Uberaba fretou um ônibus para participar do evento. “Quem quiser participar da Romaria da Família e não vai de carro, pode procurar a paróquia mais próxima, pois ainda há vagas em alguns ônibus”, destaca o religioso.
Os preços podem variar de acordo com cada paróquia, pois os ônibus foram fretados separadamente. Porém, o sacerdote acredita que o valor deve ficar entre R$ 25 a R$ 30.
A 16ª Romaria da Família é organizada pela Arquidiocese de Uberaba, a qual engloba 59 paróquias da região. Padre Fabiano reforça que este é um momento para refletir sobre os valores da família. Este ano, explica ele, uma caminhada vai marcar a Jornada Diocesana da Juventude, que também faz parte da programação da Romaria.