Altas temperaturas, com índices elevados de umidade relativa do ar e chuvas constantes, são propícias para a propagação de pragas típicas das lavouras de milho e soja. Os produtores de Uberaba e região precisam manter os cuidados e combates às pragas, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Durante esta época do ano as lavouras de milho e soja já foram todas plantadas em Uberaba e região. Mas o clima com altas temperaturas e unidade relativa do ar, com índices elevados,são propícios à propagação de pragas, o que deixa sob alerta os produtores.
Segundo o técnico da Emater, André Moreira Dutra, um grande avanço são as sementes transgênicas do milho, pois elas são resistentes à lagarta. “No caso do milho, o produtor que optou pela semente geneticamente modificada não terá problemas. O que não acontece no caso da soja, mesmo as lavouras transgênicas estão sujeitas à ferrugem, e devem ser aplicados defensivos para evitar maiores prejuízos”, completa.
De acordo com dados da Emater o grande diferencial será que a safra 2010/2011 terá 70% de grãos transgênicos na soja, e 50% na cultura do milho. No total, a produção geneticamente modificada na região será maior em 20% em relação ao ano passado.