Secretaria Municipal de Saúde iniciou esta semana a entrega dos primeiros aparelhos de medição de glicemia para pacientes insulino-dependentes tipo 2 de Uberaba
Secretaria Municipal de Saúde iniciou esta semana a entrega dos primeiros aparelhos de medição de glicemia para pacientes insulino-dependentes tipo 2 de Uberaba. 1.539 portadores da doença receberão os equipamentos que estão sendo disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) pela portaria 2.583, de 2007.
De acordo com o secretário Valdemar Hial, a medida já beneficiava 1.519 pessoas portadoras de diabetes tipo 1 no município e agora está sendo estendida. O paciente que receber o kit terá 50 fitas por mês para acompanhamento diário dos níveis de glicose no sangue. “Agora, os insulino-dependentes do tipo 2 recebendo o kit terá condições de fazer um controle mais rigoroso de sua glicemia e, por isso, correrá menos riscos desenvolver um problema de hiperglicemia severa e entrar em um estado de desequilíbrio que pode levá-lo ao choque e até a morte. E não é para esse aparelho ficar esquecido sobre a mesa, não, é preciso que o diabético use-o com mais cuidado e determinação para controle da saúde!”, destaca.
Para receber o aparelho é preciso estar cadastrado no Programa Hiperdia, através de qualquer unidade básica de saúde mais próxima da residência. A entrega dos aparelhos acontecerá no Centro de Saúde Doutor Eurico Vilela, que fica na rua Treze de Maio, 96. O cadastrado deve comparecer à unidade munido de cópia do CPF, do documento de identidade, cartão do SUS, comprovantes de residência e relatório médico atestando ser portador de diabetes tipo 2. O secretário esclarece que se for identificada demanda maior, o programa irá fazer a solicitação de mais aparelhos ao Estado.