De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais, a situação neste ano é mais grave do que a registrada em 2015
Seca prolongada, devido a atuação do fenômeno El Ninõ, pode aumentar número de incêndios em áreas verdes em Minas Gerais (Foto/Cristiane Mattos)
A seca que atinge o Brasil neste ano é a pior da história, de acordo com informações do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden). O órgão ligado ao governo federal destacou que diferente do que foi observado em 2015, em 2024, a situação de falta de chuvas é registrada em quase todo o país.
Há nove anos, a seca também foi registrada como a pior até então, mas não se disseminou por todas as regiões. De acordo com dados obtidos pelo portal G1, agora, o Brasil todo sofre com a condição. A única exceção é o Rio Grande do Sul, que, no início do ano, sofreu com fortes chuvas e inundações.
Além da ausência de chuvas ser identificada em 26 entes federativos, outro fato que preocupa é que o cenário só terá uma melhora a partir de novembro. Ou seja, mais dois meses de seca, também segundo o Cemaden.
Fonte: O Tempo