JM AGRO

Secretaria do Agronegócio anuncia programa Embrião para Todos

Publicado em 29/04/2023 às 10:25Atualizado em 29/04/2023 às 10:57
Compartilhar

Melhoramento genético (Foto/Divulgação)

A Secretaria do Agronegócio (Sagri) espera lançar, provavelmente no segundo semestre, o Programa Embrião para Todos. A proposta visa ampliar a melhoria genética do rebanho leiteiro de pequenos produtores em Uberaba.

Segundo o diretor de Produção Agropecuária, Luís Felipe Leite Sabino, a ideia nasce diante do êxito alcançado pelo programa de inseminação artificial, em parceria com a Conafer, que está completando um ano de funcionamento no Município.

Ele informou ainda que a Sagri vai aproveitar os produtores selecionados no Mais Pecuária, que já dispõem de estrutura e nutrição adequadas, além de animais com bom escore, e ofertar também o Embrião para Todos. “É claro que outros produtores também poderão ser contemplados”, esclareceu. Com o novo programa, serão oferecidos cerca de 300 embriões/ano, a pequenos produtores e agricultores familiares, com produção variando entre 100 e 500 litros/dia.

“A expectativa é de atender, pelo menos, dez produtores, com 30 embriões para cada e aproveitamento de até 40%, perfazendo dez a 12 animais sexados meio-sangue, frutos de matriz gir e touro holandês”, estima Sabino.

Além da melhoria genética do rebanho, o programa Embrião para Todos é a garantia de ampliar o plantel, exclusivamente, com fêmeas. “Afinal, enquanto no programa de inseminação o aproveitamento é de 50% para macho e fêmea, no de embrião é 100% fêmea”, destacou. O passo a seguir, a cargo do secretário da pasta, Agnaldo Silva, é o levantamento de recursos.

Ele informou que já tem conversas adiantadas, devendo o programa de embriões ser custeado por emenda parlamentar. “Mas não se descartam também outros recursos, oriundos da União ou do Estado. Isto garantido, será deflagrado o processo licitatório”, diz Agnaldo.

Ele adiantou que a expectativa é de iniciar a oferta de embriões a partir de outubro, combinando com o início do período das águas, quando a oferta de alimentos ao rebanho é abundante. Assim como no Mais Pecuária, no Embrião para Todos o pequeno produtor contemplado não terá nenhum custo, com todo o protocolo, consultas e material genético a cargo da empresa vencedora da licitação e acompanhamento dos técnicos da Secretaria do Agronegócio.

Melhoramento genético chega aos pequenos produtores

Gado (Foto/Lílian Veronezi)

Melhorar a qualidade do rebanho bovino deixou de ser uma prerrogativa exclusiva dos grandes criadores para chegar às pequenas propriedades, em Uberaba. Lançado pela Secretaria do Agronegócio (Sagri), em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer), o município oferece um programa bem-sucedido de melhoramento genético aos pequenos produtores, com orientações técnicas e acompanhamento, do início ao fim do processo.

Até agora, em um ano de programa, já foram contabilizadas 300 prenhezes, com 66% de concepção. Outro projeto da Sagri, em parceria com a Emater, apoia os agricultores familiares com os serviços de preparo de solo (Patrulha Motomecanizada) e assistência técnica, por meio de agrônomos e zootecnistas das duas instituições.

Esses projetos disponibilizam assistência aos pequenos produtores das comunidades rurais do município, oportunizando aos interessados um incremento na produção e na produtividade na área rural.

Agronegócio prioriza o preparo de solo em Uberaba

 Entre fevereiro e abril deste ano, a Secretaria do Agronegócio (Sagri) contemplou 70 pequenos produtores rurais com os serviços de preparo de solo, dentre outros. Os trabalhos foram feitos por meio do Fundo Municipal de Máquinas (Fundomaq) da Sagri, que agora está sob a responsabilidade do servidor Geraldo Gomes e equipe.

De acordo com ele, das 32 propriedades assistidas pelo programa subsidiado pela Prefeitura, 22 tiveram os serviços executados em fevereiro e outras dez, até o último dia 20 de março. De acordo com Geraldo, os produtores e agricultores familiares contemplados são das regiões de São Basílio, Santa Fé, Capelinha do Barreiro, Santa Rosa, Chácaras Mariitas, Ponte Alta e Lajeado, e de pequenas propriedades ao longo da avenida Filomena Cartafina.

Os serviços, relatou o encarregado, incluem preparo de solo com arados e grades, encanteiramento e compactação de silagem. Já os cultivos vão desde pequenas lavouras de feijão, milho e mandioca, produtos hortifrutigranjeiros, até formação de pastagens. Os interessados nesse tipo de serviço devem entrar em contato com a Sagri, pelo telefone 3318-0443, para se cadastrar e agendar a visita de um técnico à propriedade. Posteriormente ao serviço executado, o contemplado fará o recolhimento, por meio de boleto ou Pix em conta da Prefeitura, do valor devido à hora ou horas trabalhadas.

Geraldo Gomes pontuou que o serviço subsidiado representa um significativo incentivo da Prefeitura de Uberaba aos agricultores familiares. “Afinal, o valor cobrado fica em torno de 50% ou menos do praticado pelo mercado”

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por