As exportações brasileiras de calçados diminuíram 30,3% em janeiro deste ano na comparação com janeiro de 2010, totalizando 12,169 milhões de pares. Os números são da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com base em dados compilados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O preço médio do par de sapato no período subiu 21,3%.
A presidente do Sindicado das Indústrias de Calçados de Uberaba,
Alexandra Pereira de Souza Maciel, afirma que o setor esteve em baixa durante alguns anos, devido à concorrência internacional e à crise interna. Ainda de acordo com ela, a baixa nas exportações em janeiro deve-se ao fato de que o desempenho do segmento em 2009 foi melhor do que o verificado no ano passado.
Alexandra alega que em Uberaba o mercado está prometendo aquecimento para este ano, mas ainda não engrenou porque o carnaval será no mês de março e as lojas ficam esperando passar este período para trocar coleções e renovar estoques. "Os lojistas estendem as promoções e esse cenário afeta a indústria de calçados", confirma. "Mas, após o carnaval, o mercado local deve acelerar", reforça.