Será encerrada hoje, nas dependências do Fórum Melo Viana e no Juizado Especial de Uberaba, a Semana da Conciliação. Os números de acordos até quarta-feira (1º) são os melhores possíveis, com mais de 50% dos casos sendo solucionados de forma amigável.
A coordenadora da Semana no Juizado Especial Cível, Amanda Borges Rodrigues, conta que no primeiro dia do evento foram designadas 112 audiências, sendo realizados 69 julgamentos e 38 acordos homologados, atingindo um êxito de 55,07%. No segundo dia tiveram 103 audiências, 53 julgamentos e 26 casos resolvidos de forma amigável, atingindo 49,05% de sucesso. Ontem, terceiro dia da Semana, 125 julgamentos, 53 audiências e 31 acordos, 58,50% de êxito em acordos.
Até o meio da semana, dos 488 casos agendados no Juizado Especial Cível, foram realizados 340 julgamentos. Os dados do Juizado Especial Criminal, que totaliza 266 audiências, não foram divulgados até o momento, o mesmo ocorre nas Varas de Família e da 3ª Vara Cível.
Vale lembrar que, entre as comarcas do interior do Estado que aderiram à Semana Nacional da Conciliação, Uberaba está em primeiro lugar no número de audiências, superando comarcas bem maiores, como Uberlândia e Juiz de Fora. A vizinha cidade ficou em quarto lugar nos números de audiências marcadas.
Nos três primeiros dias foram realizadas em todo o Estado 9.217 audiências, cíveis e criminais, alcançados 3.880 acordos, totalizando mais de 22 mil pessoas atendidas até o momento. Estes números são referentes a apenas 126 comarcas que enviaram os dados ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), 61 comarcas ainda não enviaram o resultado parcial ao TJMG. A Semana da Conciliação termina amanhã.