Começa hoje o primeiro Seminário de Ética do Professor: Desafio e Caminhos. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Ética do Professor, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, e tem como objetivo debater e refletir sobre a ética do professor. As atividades vão até o dia 30 de agosto, no anfiteatro ‘A’ do Centro Educacional e Administrativo da UFTM.
A palestra de abertura, que acontece às 9h30, será proferida pelo jurista e professor Dalmo de Abreu Dallari, e vai discutir os impactos da ética na realidade social e na formação do professor: desafios e caminhos. Na sequência, às 11h, acontece mesa-redonda “Ética na Educaçã o que fazer quando não há um código deontológico para a profissão professor”, com a participação dos debatedores: o advogado Alexandre de Souza Pires; os professores Décio Bragança Silva, da Uniube, Lucas Felix de Oliveira, da UFTM, e Mário José Filho, da Unesp.
Na terça-feira, 30, terá apresentação cultural e palestra com o vereador Carlos Alberto de Godoy, os professores Osvaldo Dalbério e Acir Mario Karwoski. Serão apresentados trabalhos em forma de comunicação oral e pôsteres. Dentre os temas em debate destacam-se o impacto da ética na realidade social e na formação do professor, a inexistência de um código de ética docente, o papel da universidade na formação do professor e a formação para a cidadania.
As inscrições podem ser feitas no local do evento. “É importe discutir o assunto, os professores é a única classe que não tem código de ética que define seu trabalho. Foi a partir disso que travamos a discussão e organizamos este seminário”, explica o professor Dalbério.