O segmento de franquias projeta um crescimento de 15% em faturamento para este ano. Dentre os setores que apresentam um potencial expressivo estã alimentação, vestuário, turismo, hotelaria, ensino de idiomas, beleza e calçados. A projeção para a alta está ligada ao aumento da renda do brasileiro. O dado revela um possível nicho para os empresários.
Segundo o diretor de Marketing de empresa de grelhados da cidade, que passou a trabalhar com o sistema de franquias, Murilo Emanuel Fernandes da Silveira, de uma maneira geral, a unidade já apresenta uma marca consolidada, sendo que os riscos para o empresário é menor. “Para o ano que vem, vamos abrir entre 10 e 12 casas espalhados no Brasil. Vários empresários estão interessados. O mercado de franquias de alimentação é a que mais cresce no país e no mundo”, observa.
Para a empresária do setor de vestuários, Rosemary de Oliveira Souza, a aquisição de uma marca apresenta vantagens, principalmente para a compra das mercadorias. “Isso facilita muito para o empresário, pois o produto, a mercadoria são garantidas”, observa. Ela sente que as grandes marcas estão investindo no setor, buscando que elas entrem nesta modalidade comercial. “A franquia valoriza mais o produto. Ela tem uma identidade consolidada”, destaca.
Segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), no Brasil o setor movimentou R$ 76 bilhões em 2010, um crescimento de 24% em comparação com o ano anterior. Foram empregados 777 mil funcionários. Segundo a associação, aproximadamente, duas mil marcas estão em operação no Brasil, totalizando 86,3 mil unidades franqueadas.