A propaganda política para a campanha eleitoral de 2012 somente pode ser iniciada no dia 5 de julho, prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A partir desta data, é permitida a realização de propaganda eleitoral, seja por internet, comícios ou se utilizando de aparelhos de som. A propaganda eleitoral no rádio e na TV começará a ser veiculada somente a partir de 21 de agosto.
Apesar dos mais de três meses pela frente, alguns empresários do setor gráfico já começam a se movimentar para atender a grande demanda que está por vir. Proprietário de gráfica em Uberaba, Wilson Oliveira da Silva afirma que já há articulação com os partidos eleitorais para a produção de material. “Já estamos comprando material, pois os preços tendem a aumentar e alguns produtos chegam a sumir do mercado na época de campanha eleitoral.”
De acordo com Wilson, dependendo da gráfica, o serviço aumenta em torno de 30%, porém algumas gráficas que conseguem fechar com candidatos mais fortes podem ter um incremento maior na produção e, consequentemente, no faturamento.
Por outro lado, outros empresários ouvidos pela reportagem do Jornal da Manhã não estão muito otimistas com a época e acreditam que o movimento será pequeno, com expectativa de faturamento baixo. Alguns nem chegam a investir nesse tipo de material.
Restrição. A lei eleitoral já restringiu bastante a utilização de material gráfico e impresso durante a campanha eleitoral no Brasil.
Os candidatos são proibidos de fazer propaganda em outdoors. Já os santinhos, panfletos, adesivos e cartazes continuam permitidos, mas desde que contenham o CNPJ da empresa e da coligação, como também a tiragem.