Uberaba terá, a partir de fevereiro, o primeiro sindicato patronal do setor sucroalcooleiro. Esta negociação foi anunciada pelo presidente da Regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Altamir Roso. Ele indica que como o setor é muito forte na região, a entidade fez um trabalho para trazer o sindicato para a cidade, representando
13 usinas da região. Altamir não revelou o nome do presidente do Sindicato, mas conta que será um engenheiro e aguarda definições.
Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que a produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais destinada ao setor sucroalcooleiro foi recorde no ano passado com 55,2 milhões de toneladas colhidas. Houve um aumento de 10,6% em relação a 2009, deixando o estado em segundo lugar na produção do Brasil, atrás apenas de São Paulo.
O Triângulo Mineiro é o maior responsável por esse crescimento, representando hoje 66% da produção do Estado. Somente de açúcar, a região responde por 73% da produção mineira. Em relação ao álcool, o índice é de 61%. Das 43 usinas em funcionamento em Minas, 26 estão instaladas no Triângulo.
A Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig) considera que, na pior das hipóteses, 2011 deve repetir a safra passada.