Apesar de descartar uma crise energética iminente, o ministro apontou que a atual escassez hídrica no país torna a medida uma opção viável para economizar energia (Foto/Lula Marques/Agência Brasil))
O retorno do horário de verão no Brasil é "muito provável" nas próximas semanas, de acordo com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). A declaração foi dada nesta segunda-feira (16) durante entrevista à Rádio Itatiaia, indicando que o governo federal pode retomar a medida já nos próximos 30 dias.
"Vamos avaliar o contexto e é muito provável que a gente proponha o horário de verão ao governo como uma decisão final", afirmou Silveira.
Apesar de descartar uma crise energética iminente, o ministro apontou que a atual escassez hídrica no país torna a medida uma opção viável para economizar energia, especialmente nos horários de maior demanda. "O horário de verão passa a ser uma realidade muito premente. Com a escassez de água, no momento de pico, entre 18h e 20h, quando perdemos a energia solar e diminui a eólica, precisamos despachar a térmica", explicou.
Além dos benefícios energéticos, Alexandre Silveira destacou que o retorno do horário de verão também pode impulsionar setores econômicos, como turismo, bares e restaurantes, aquecendo o comércio durante o período em que os dias são mais longos.
A possível volta da medida é uma resposta às preocupações com a gestão de recursos energéticos, em um momento em que o Brasil enfrenta desafios relacionados à escassez de água e à necessidade de otimizar o uso das fontes de energia disponíveis. O governo federal deve decidir em breve se a proposta será implementada.