GERAL

Sinpro inicia negociações em busca de reajuste salarial

Representantes da Regional de Uberaba do Sindicato dos Professores do Estado de Minas estiveram reunidos em Uberlândia na sexta (11) para a 1ª rodada de negociações

Helena Cunha
Publicado em 13/02/2011 às 18:02Atualizado em 20/12/2022 às 01:42
Compartilhar

Representantes da Regional de Uberaba do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro) estiveram reunidos em Uberlândia na sexta-feira (11) para a 1ª rodada de negociações com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinep/Triângulo), referente à campanha salarial dos funcionários da rede particular de ensino.

A principal reivindicação dos trabalhadores da rede particular é o aumento real - ganhos acima da inflação - benefício que não ocorre há cinco anos. Os professores da rede particular reivindicam reajuste salarial de 6,5% referente à inflação (INPC) dos últimos 12 meses, mais 2% de aumento real. O índice reivindicado equivale a apenas 1/3 do reajuste  que as mensalidades tiveram acima da inflação em cinco anos, que foi de 6%.

A categoria pede ainda 4,6% de produtividade nos salários corrigidos. Os professores querem, também, a unificação do salário da educação básica do ensino infantil ao ensino médio. A pauta de reivindicações havia sido protocolada no dia 1º de dezembro.

Segundo Marcos Gennari, diretor do Sinpro/Minas - Regional Uberaba, a solicitação da categoria era de que tudo estivesse definido até o dia 1º de fevereiro, mas isso não foi possível. “No entanto, durante a reunião realizada na sexta-feira (11) conseguimos que o sindicato patronal definisse a data-base para 1º de fevereiro”, ressalta. Contudo, não houve posicionamento referente ao reajuste salarial, mas o diretor acredita que já existe um aceno positivo nesse sentido.

Para Gennari, os representantes do Sinep mostraram que dificilmente vão atender a reivindicação de aumento de 4,6% de produtividade nos salários corrigidos, mas a reposição do INPC dos últimos 12 meses foi garantida durante a conversa.

Nova reunião está agendada para o dia 2 de março, data na qual deverá haver um acordo, na avaliação dos representantes regionais do Sinpro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por