GERAL

Sinpro inicia negociações em busca de reajuste salarial

Representantes da Regional de Uberaba do Sindicato dos Professores do Estado de Minas estiveram reunidos em Uberlândia na sexta (11) para a 1ª rodada de negociações

Helena Cunha
Publicado em 13/02/2011 às 18:02Atualizado em 20/12/2022 às 01:42
Compartilhar

Representantes da Regional de Uberaba do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro) estiveram reunidos em Uberlândia na sexta-feira (11) para a 1ª rodada de negociações com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinep/Triângulo), referente à campanha salarial dos funcionários da rede particular de ensino.

A principal reivindicação dos trabalhadores da rede particular é o aumento real - ganhos acima da inflação - benefício que não ocorre há cinco anos. Os professores da rede particular reivindicam reajuste salarial de 6,5% referente à inflação (INPC) dos últimos 12 meses, mais 2% de aumento real. O índice reivindicado equivale a apenas 1/3 do reajuste  que as mensalidades tiveram acima da inflação em cinco anos, que foi de 6%.

A categoria pede ainda 4,6% de produtividade nos salários corrigidos. Os professores querem, também, a unificação do salário da educação básica do ensino infantil ao ensino médio. A pauta de reivindicações havia sido protocolada no dia 1º de dezembro.

Segundo Marcos Gennari, diretor do Sinpro/Minas - Regional Uberaba, a solicitação da categoria era de que tudo estivesse definido até o dia 1º de fevereiro, mas isso não foi possível. “No entanto, durante a reunião realizada na sexta-feira (11) conseguimos que o sindicato patronal definisse a data-base para 1º de fevereiro”, ressalta. Contudo, não houve posicionamento referente ao reajuste salarial, mas o diretor acredita que já existe um aceno positivo nesse sentido.

Para Gennari, os representantes do Sinep mostraram que dificilmente vão atender a reivindicação de aumento de 4,6% de produtividade nos salários corrigidos, mas a reposição do INPC dos últimos 12 meses foi garantida durante a conversa.

Nova reunião está agendada para o dia 2 de março, data na qual deverá haver um acordo, na avaliação dos representantes regionais do Sinpro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por