ALARME FALSO

Sirene de barragem toca acidentalmente e causa pânico no interior de Minas Gerais

Moradores de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas deixaram casas após alarme do Sistema Minas-Rio; empresa afirma que não há risco

Publicado em 12/02/2026 às 18:03
Compartilhar
Anglo American tem barragem de mineração em Conceição do Mato Dentro. Situação causou medo na região, e autoridades foram acionadas. (Foto/Reprodução)

Anglo American tem barragem de mineração em Conceição do Mato Dentro. Situação causou medo na região, e autoridades foram acionadas. (Foto/Reprodução)

O acionamento acidental da sirene da barragem do Sistema Minas-Rio, da Anglo American, provocou momentos de pânico nesta quinta-feira (12) em comunidades próximas à Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, na região Central de Minas Gerais. Apesar do susto e da evacuação de moradores, a empresa informou que não há situação de emergência e que a estrutura permanece estável.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram moradores deixando suas casas às pressas após o disparo do alarme. Em uma das gravações, é possível ouvir pessoas questionando, em meio ao desespero: “Correr para onde?”. Também há registros de famílias reunidas em pontos de encontro da comunidade.

Relatos publicados na rede social X indicam que algumas pessoas passaram mal diante do medo de um possível rompimento. Em janeiro de 2020, a mesma sirene já havia sido acionada de forma indevida, episódio que também gerou correria e apreensão entre os moradores.

Para quem vive na região, o temor é constante. Uma moradora chegou a dizer que a rotina é marcada pela insegurança diante da possibilidade de rompimento. “O que está em jogo é dignidade. É paz. É segurança. É o direito de viver sem medo. Como alguém consegue viver com tranquilidade desse jeito? Como dormir em paz, trabalhar, sabendo que a qualquer momento tudo pode acontecer de novo?”, questionou.

Em outro vídeo, um morador demonstrou preocupação de que acionamentos indevidos possam comprometer a credibilidade do sistema de alerta em uma eventual situação real de emergência.

Em nota, a Anglo American informou que não houve qualquer anormalidade na barragem ou nos diques de contenção do Sistema Minas-Rio. “A barragem e os diques de contenção do Sistema Minas-Rio permanecem seguros, sem qualquer desvio nos indicadores de estabilidade, que são acompanhados continuamente por monitoramento geotécnico 24 horas por dia, sete dias por semana”, declarou a empresa.

A mineradora afirmou ainda que equipes técnicas foram mobilizadas para verificar o sistema de sirenes e realizar checagens de rotina. Os órgãos competentes foram comunicados e as causas do acionamento estão sendo apuradas. “A empresa lamenta o ocorrido e manterá a população e as autoridades informadas por meio dos seus canais oficiais”, acrescentou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por