
Rio Bonito do Iguaçu foi cidade mais afetada por tornado no Paraná (Foto/Governo do Estado do Paraná/AFP)
O tornado que passou pelo Paraná nessa sexta-feira (7/11) deixou pelo menos seis mortos. O número foi atualizado neste sábado (8/11) e inclui cinco vítimas em Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais afetada pelo fenômeno, e uma em Guarapuava. De acordo com a imprensa local, foram confirmados os óbitos de três homens, de 49, 57 e 83 anos, e de duas mulheres, com idades de 47 e 14 anos, em Rio Bonito. Em Guarapuava, um homem de 53 anos morreu.
Cerca de 90% das casas e prédios comerciais de Rio Bonito do Iguaçu foram destruídos, estimam os bombeiros e a Defesa Civil. O governador do estado, Ratinho Junior (PSD), decretou estado de calamidade pública no município de 14 mil habitantes, o que permite solicitar recursos da União e do Fundo Estadual de Calamidade Pública.
Em uma escala que vai até cinco, o tornado foi classificado no patamar três (EF3) pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Ele se formou devido a um ciclone que passou pela região e que, agora, segue pelo oceano rumo ao litoral do Sudeste, onde estão previstas fortes chuvas durante este fim de semana.
“Nos últimos 30, 40 anos não tinha se visto um tornado com essa força. Difícil realmente alguma casa, até mesmo algum prédio comercial, fiquem de pé. Nós vimos aí muitas vezes silos gigantescos indo ao chão, postos de gasolina. Foi uma catástrofe sem muito precedente na história do estado do Paraná”, declarou o governador paranaense.
Fonte: O Tempo.