Fenômeno pode ocorrer no próximo ano e causar um “apocalipse da internet” em todo o planeta
Supertempestade solar também pode afetar a rede elétrica, os cabos de fibra ótica, o GPS, satélites e outros equipamentos de comunicação (Foto/Pixabay)
A internet pode sofrer um colapso no mundo no próximo ano por causa de uma intensa tempestade solar. Esta foi a conclusão de um estudo do professor Peter Becker, da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, divulgado nesta semana pelo site Insider Paper.
O professor estuda fenômenos solares que podem afetar a tecnologia. E ele considera que o forte calor pode causar um “apocalipse da internet” em 2024 em todo o planeta.
“A internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando numa época mais ativa”, afirma Becker.
A supertempestade solar estava prevista para 2025 pelo Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, mas uma nova análise aponta que ela pode ocorrer antes do previsto, já no ano que vem.
Além da internet, a rede elétrica, os cabos de fibra ótica, sistemas de navegação como GPS, satélites e outros equipamentos de comunicação também podem ser afetados.
O que é uma tempestade solar?
Diversas reações ocorrem no núcleo do Sol, proporcionando a produção de muita energia via fusão nuclear. Durante esse processo, ocorre a liberação de prótons e elétrons, que são atraídos e acumulados em outros campos magnéticos.
A grande concentração de prótons e elétrons pode desencadear uma tempestade solar, caracterizada pela liberação, através de uma grande explosão, dessas partículas superaquecidas. Com isso, a radiação solar atinge o campo magnético e a atmosfera terrestre.
Fonte: O Tempo