ATENÇÃO!

Tempo quente e seco exige cuidados especiais com seu pet

Juliana Corrêa
Publicado em 08/09/2024 às 18:51Atualizado em 09/09/2024 às 08:55
Compartilhar

Os principais sintomas são respiração ofegante intensa, fraqueza, vômitos e em casos graves, desmaios e convulsões (Foto/Reprodução)

O tempo quente e seco que se instalou em Uberaba está judiando também nos animais e você precisa estar atento com os cuidados do seu pet. O médico veterinário Cláudio Yudi passa recomendações para cuidar dos animaizinhos neste tempo extremo. 

Yudi explica que, em temperaturas mais elevadas, o animal fica mais propenso a sofrer hipertermia, que ocorre quando a temperatura corporal do pet ultrapassa os níveis normais. Esta condição pode causar danos graves aos órgãos e até a morte. Os principais sintomas são respiração ofegante intensa, fraqueza, vômitos e em casos graves, desmaios e convulsões. Cães de raças braquicefálicas, como Pugs e Bulldogs, precisam receber cuidados redobrados, pois possuem maior dificuldade respiratória com o forte calor. 

Para evitar que o pet sofra com estas questões, é preciso que o tutor cuide da hidratação, oferecendo água limpa e fresca constantemente. Inclusive pode ser adicionado cubos de gelo na água. Também é preciso que o animal tenha acesso a ambientes frescos, com sombra e com boa ventilação, não podendo ficar em ambientes fechados, quentes e sem ventilação. Os passeios devem ser feitos no início da manhã ou final da tarde, evitando os horários mais quentes do dia, e sempre cuidando das patinhas, evitando superfícies que possam estar muito quentes, como asfalto. 

Tosa 

Cláudio Yudi afirmou que a tosa pode ser uma aliada dos cães de pelo longo no calor, mas deve ser feita com cautela. “Uma tosa mais curta ajuda a reduzir o calor e facilita a evaporação do suor, mantendo o cão mais fresco. No entanto, não deve ser muito curta, pois o pelo também protege contra os raios solares, prevenindo queimaduras”, explica o médico veterinário.  

Ele também recomenda a escovação frequente do pelo, pois a remoção dos pelos soltos melhora a circulação de ar na pele. Em caso de dúvidas sobre os cuidados com o pet, e ao notar o qualquer sinal de que algo não está dentro do esperado, a orientação é levá-lo ao veterinário imediatamente. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por