DEFESA CIVIL

Temporal causa estragos em 120 casas e derruba mais de 60 árvores em Sacramento

Cerca de 12 famílias foram acolhidas pela Prefeitura após chuva forte e ventos de quase 100 km/h

Dandara Aveiro
Publicado em 03/11/2025 às 13:25Atualizado em 03/11/2025 às 13:31
Compartilhar

Casas ficaram alagadas em Sacramento; famílias tiveram prejuízos materiais após forte chuva. (Foto/Reprodução)

Um forte temporal registrado neste domingo (2) em Sacramento causou estragos em ao menos 120 residências da cidade. Doze famílias precisaram ser acolhidas pelo município, outras 20 se abrigaram na casa de parentes, e o vento derrubou mais de 60 árvores, exigindo a atuação de equipes da prefeitura para limpeza e reparos, com estimativa de conclusão dos serviços na quarta-feira (5). Apesar dos prejuízos, não houve feridos, nem vítimas fatais. 

Em entrevista à Rádio JM, o prefeito Juninho Trevisan (PL) informou que a maior parte dos danos foi de natureza material. “A nossa equipe, desde ontem, após a chuva, já saiu às ruas. Nossas equipes já estão contabilizando os prejuízos, mas os estragos foram mínimos diante da intensidade da chuva, e serão reparados o mais breve possível”, disse. 

O temporal afetou principalmente residências, causando destelhamentos e danos internos. Apesar disso, 25 casas exigiram que seus moradores deixassem o imóvel temporariamente. As outras 120 sofreram prejuízos, mas permitiram a permanência das famílias. A Secretaria de Obras e a Defesa Civil estão nas ruas realizando mutirões de limpeza e remoção de árvores, e a expectativa é que a cidade retorne ao estado normal até esta quarta-feira. 

“Havia previsão de chuva intensa, mas não com tanto vento igual veio. Então, esse temporal pegou a gente de surpresa aqui em Sacramento. Já contabilizamos em torno de 120 casas que sofreram danos com a chuva, mas, em cerca de 25 delas, as famílias precisaram deixar o imóvel”, explicou o prefeito.  

Com a forte chuva e ventos de quase 100km/h, mais de 60 árvores foram derrubadas na cidade, segundo levantamento do município. Segundo Trevisan, ainda faltam 20 espécies arbóreas a serem retiradas das vias. Além disso, o temporal também provocou falta de energia em vários bairros. O prefeito informou que o fornecimento já foi restabelecido em toda a área urbana, restando apenas pontos isolados na zona rural. 

Segundo Juninho Trevisan, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) montou uma força-tarefa para atender as famílias atingidas. “Até o momento, 12 famílias procuraram o Cras em busca de ajuda. Nossas equipes estão de prontidão para acolher e oferecer o suporte necessário a quem precisar”, ressaltou. 

Caso seja necessário, o telefone da Assistência Social para emergência é (34) 99931-6829. 

Sacramento amanheceu, nesta segunda-feira (3), contabilizando os estragos da chuva do final de semana. (Foto/Reprodução)

Possível racionamento de água 

O prefeito Juninho Trevisan alertou que alguns pontos de captação de água foram danificados e poderá haver racionamento temporário em alguns bairros da cidade. “Estamos comunicando e preparando a população para um possível racionamento temporário de água, ainda hoje. Pedimos que as pessoas economizem. As calçadas, estamos tentando lavar com caminhão-pipa, justamente para que os moradores não usem água tratada para essa limpeza". 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por