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Tentativas de fraudes no e-commerce crescem em outubro; veja números

O ticket médio das compras realizadas por meio de fraudes passa de R$ 400, segundo pesquisa

O Tempo
Publicado em 25/11/2024 às 16:42
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Fraudes em e-commerce são cada vez mais comuns (Foto/Jacob Wackerhausen/Getty Images)

As tentativas de fraudes no e-commerce cresceram 27,35% no último mês. O dado é do Indicador Mensal de Fraude da Equifax BoaVista e leva em consideração o comparativo entre outubro e setembro de 2024, quando foram registradas quase 600 mil tentativas. De acordo com a Equifax BoaVista, as ferramentas antifraudes da empresa evitaram, no período, um prejuízo de aproximadamente R$ 1,1 bilhão no comércio eletrônico. O ticket médio das compras realizadas pelos fraudadores foi de R$ 422,90, um aumento de 4,4%.

Minas é um dos estados com maior incidência de fraudes. Conforme o estudo, no cenário nacional, 22,61% das tentativas de fraudes ocorreram no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Em contrapartida, Acre, Amapá e Roraima são os estados com menor índice de fraudes, com 0,13%, totalizando 927.

Os dispositivos móveis, principalmente aqueles que utilizam o Google Chrome, continuam sendo os preferidos dos fraudadores, representando 6,36% dos golpes registrados em outubro.

A pesquisa mostra também que os dias da semana com maior incidência de tentativas de fraudes são quartas e quintas, com 34,23% do total. O horário de pico dos golpes foi às 14h, enquanto o menor registro foi observado às 4h da madrugada.

O domingo é o período com menor números de vendas e tentativas de fraudes, correspondendo a 11,36%. Já o dia da semana com maior número de vendas é terça-feira, com 17,87%, um total de aproximadamente 3,4 milhões de transações.

“Os dados confirmam que os fraudadores continuam agindo nos mesmos dias e horários mês a mês. As fraudes acontecem durante o dia para se camuflarem entre as transações legítimas, dificultando a identificação por sistemas antifraude. Isso destaca a importância de os e-commerces estarem sempre bem equipados com soluções capazes de acompanhar o avanço das técnicas utilizadas em tentativas de fraude”, afirma Pedro Tavares, Superintendente de Produtos de Identidade e Fraude da Equifax BoaVista.

Fonte: O Tempo.

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