Aposentado, de 75 anos, residente no bairro Cássio Rezende, caiu no golpe do falso atendimento bancário e perdeu R$11mil. O golpista disse ser atendente do Nubank e que alguém havia invadido a conta do aposentado e que, por isso, iria transferir o dinheiro para o Banco do Brasil e depois para a Caixa Econômica Federal, mas fez dois Pix para pessoa estranha.
Conforme o idoso, ele recebeu a ligação de um homem que dizia ser atendente do Banco Nubank. Ele teria informado que alguém havia conseguido invadir sua conta e que então iria transferi-lo para a atendente “Bruna”, do Banco do Brasil, segundo relato da vítima.
O mesmo golpista passou a ditar os procedimentos e perguntou ao aposentado se ele tinha dinheiro no Banco do Brasil. A vítima respondeu que sim, R$9mil, mas era do cheque especial. Ele foi orientado pelo golpista a transferir o dinheiro do Banco do Brasil para a conta da Caixa Econômica Federal.
Acreditando que estava sendo atendido por funcionário do Nubank e que iria, por medidas de segurança, transferir seu dinheiro do Banco do Brasil para a Caixa Econômica Federal, o aposentado fez a transferência de R$9mil através de uma chave Pix em nome de uma mulher e para conta no Banco Neon. Após a transferência, a vítima ainda enviou o comprovante para o estelionatário.
Logo em seguida, o golpista enviou outra chave Pix em nome da mesma mulher, para que o aposentado transferisse R$2 mil de seu cheque especial de sua conta na Caixa Econômica Federal, o que também foi feito.
Após efetuar as transações e por desconfiar que poderia tratar-se de um golpe, o idoso fez contato com sua filha e ambos se deslocaram imediatamente para o banco para realizarem o bloqueio da conta que recebeu as quantias repassadas. Ainda não se sabe se o bloqueio foi feito a tempo.
A ocorrência policial registrada pelo aposentado na Polícia Militar foi encaminhada à Polícia Civil para a instauração de inquérito policial.