Imagem do tremor de terra registrado em Tonga, no Pacífico, registrada pelo Centro de Geociências Alemão (GFZ) (Foto: Reprodução/GFZ)
Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu Tonga, o que levou as autoridades dos Estados Unidos a emitirem um alerta de tsunami para a região. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo ocorreu às 9h18 (horário de Brasília) a uma profundidade de 10 km.
"Ondas perigosas de tsunami deste terremoto são possíveis dentro de uma zona de 300 quilômetros do epicentro", disse o sistema de alerta de tsunami dos EUA.
O alerta de tsunami deve mobilizar equipes de monitoramento e defesa civil para avaliar riscos à população costeira. Tonga, ainda em reconstrução após o tsunami de 2022, monitora os impactos do tremor enquanto especialistas avaliam riscos no oceano.
A preocupação, de acordo com a "Folha de São Paulo", deve-se ao potencial impacto nas ilhas do Pacífico, que frequentemente enfrentam eventos sísmicos devido à sua localização. Conhecida como "círculo de fogo", a região é mais propensa a esse tipo de fenômeno.
Terremoto faz piscina de borda infinita transbordar em hotel de luxo
Na última sexta-feira (28), um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o sudoeste da Ásia, matando mais de 1.600 pessoas em Mianmar e causando mortes também em algumas regiões na Tailândia.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o alerta é emitido.
Fonte / O Tempo