Medida visa proteger jovens de experienciar pressão estética extrema no aplicativo
TikTok vai restringir uso de 'filtros de beleza' para menores de 18 anos (Foto/Freepik/imagem ilustrativa)
O TikTok, uma das redes sociais mais acessadas do mundo, vai realizar mais uma mudança drástica em suas regras de uso. Segundo informações do The Guardian, o aplicativo banirá o uso de determinados filtros para menores de 18 anos.
A restrição será apenas para os 'filtros de beleza', ou seja, aqueles que deixam os olhos maiores, afinam traços, mudam formato do rosto ou até a cor de pele. Outros filtros, como os divertidos ou que colocam, por exemplo, 'orelhas de coelhos', ainda poderão ser utilizados para usuários de 13 a 18 anos. A mudança será aplicada ao longo das próximas semanas.
O TikTok, que tem mais de um bilhão de usuários, anunciou a mudança em um fórum de segurança realizado no escritório europeu, em Dublin.
Muitos adolescentes relataram sofrer pressão estética extrema devido a ampla divulgação desses filtros de beleza, que alteram o rosto de uma maneira que maquiagem não consegue. Há também relatos de que, ao desligar o filtro, a pessoa começa a achar o próprio rosto muito feio.
Regras de idade também são alteradas
Nos últimos dias, o TikTok também vem passando por uma mudança em relação às regras relacionadas a idade das pessoas autorizadas a criar perfil no aplicativo. O movimento, que primeiro começou apenas em países europeus, foi expandido globalmente.
Além disso, no Brasil, há uma pressão para o aplicativo impedir que pessoas sem conta acessem os conteúdos. Isso também seria uma forma de garantir que somente maiores de 13 anos consigam assistir aos vídeos.
Para além dos filtros de beleza, outras áreas do aplicativo também sofrem pressão para mais regulamentação. Uma delas são os 'desafios' (ou challenges), que incentivam a realização de atos arriscados por parte de jovens e adolescentes. Alguns tiveram, inclusive, consequências fatais.
Fonte: O Tempo