Dois alertas diferentes foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e abrangem todo o território mineiro; em um deles são esperados ventos de até 100 km/h
Imagem mostra o mata com todo o território de Minas sob alerta de chuva (Foto/INMET/REPRODUÇÃO)
O começo do ano promete ser de muita água em Minas Gerais. Nesta quarta-feira (3 de janeiro), todos os 853 municípios mineiros estão sob alerta de chuvas intensas pelo menos até as 10h de quinta (4). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são dois os alertas que abrangem todo o Estado, sendo um de chuvas intensas com grau de severidade de "Perigo" e outro com chuvas intensas no grau "Perigo potencial".
No mais grave dos avisos, que é justamente o que ocupa a maior parte do território, estão previstos de até 100 mm por dia e ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h. "Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", completa o órgão federal.
Já no alerta mais "ameno", estão previstas chuva de até 50 mm por dia e ventos de 40 a 60 km/h, o que reduz para baixo o risco de incidentes. Este segundo alerta atinge principalmente partes das regiões da Zona da Mata, Norte de Minas, Rio Doce e Sul de Minas.
Confira as dicas do Inmet para o caso de ser surpreendido por chuva forte:
Fonte: O Tempo